CPAx: Avaliando a Recuperação Física em Pacientes Críticos na UTI
A utilização de suporte de vida invasivo em pacientes com doenças críticas prolongadas, embora vital para a sobrevivência, acarreta riscos significativos. Entre eles, destaca-se a fraqueza adquirida na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que pode levar à incapacidade a longo prazo. A mobilização precoce surge como uma estratégia promissora para melhorar os resultados, mas a avaliação precisa da função física desses pacientes permanece um desafio.
O Chelsea Critical Care Physical Assessment tool (CPAx) é um instrumento validado para avaliar pacientes com risco de fraqueza adquirida na UTI. No entanto, a capacidade do CPAx de detectar mudanças ao longo do tempo e a diferença clinicamente importante mínima (MCID) ainda não foram investigadas a fundo. Um estudo multicêntrico e prospectivo está em andamento para preencher essa lacuna.
O objetivo principal da pesquisa é investigar a capacidade de resposta do CPAx e estabelecer o MCID durante a internação na UTI e no hospital. Serão recrutados adultos com doenças críticas que necessitam de ventilação mecânica por pelo menos 72 horas. As medições funcionais, incluindo o CPAx e uma escala global de classificação de mudança (GRC), serão coletadas durante a fisioterapia de rotina. Os resultados deste estudo poderão beneficiar pesquisadores, clínicos e pacientes, melhorando a avaliação e o acompanhamento da recuperação física em pacientes críticos.
Origem: Link