Robôs de Brinquedo Programáveis: Uma Nova Abordagem para Habilidades Sociais em Adolescentes com Autismo
A tecnologia tem se mostrado uma grande aliada no desenvolvimento de habilidades em diversas áreas, e na saúde não é diferente. Um estudo recente explorou o uso de robôs de brinquedo programáveis como ferramenta de intervenção para promover habilidades de comunicação adaptativa e social em adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A pesquisa, conduzida em um serviço de saúde social italiano, envolveu o uso do robô Lego Boots para modelar e narrar uma história social relacionada a uma atividade da vida diária: fazer uma compra. Os participantes, adolescentes com TEA severo, foram expostos a essa intervenção, e os resultados demonstraram que todos alcançaram os critérios estabelecidos, demonstrando pelo menos 80% dos comportamentos totais e 100% dos comportamentos de comunicação social necessários para a atividade de compra.
Essa abordagem inovadora sugere que a intervenção assistida por robôs pode complementar as histórias sociais, um tratamento padrão, para aprimorar as habilidades de comunicação adaptativa e social em indivíduos com autismo. Ao combinar a modelagem com robôs e narrativas sociais, os pesquisadores demonstraram a eficácia de uma estratégia que pode ser replicada e adaptada para outras habilidades e contextos, abrindo novas perspectivas para o desenvolvimento de intervenções personalizadas e eficazes para pessoas com TEA. Essa pesquisa demonstra o potencial da tecnologia para promover a inclusão e a autonomia de indivíduos com autismo. A utilização de robôs programáveis, como o Lego Boots, oferece uma forma lúdica e interativa de ensinar habilidades essenciais para a vida em comunidade, como a comunicação social e a adaptação a diferentes situações. Os resultados promissores deste estudo piloto abrem caminho para novas pesquisas e aplicações no campo da reabilitação e inclusão de pessoas com TEA.
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