Autismo: Como Habilidades Sociais e Teoria da Mente Influenciam Amizades
Um estudo recente investigou a qualidade das amizades e a Teoria da Mente (ToM) em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), comparando-os com seus pares não autistas. A pesquisa também explorou como a ToM, as habilidades sociais e os comportamentos problemáticos afetam as relações de amizade nesse grupo.
O estudo envolveu adolescentes e jovens adultos, com um grupo de 104 participantes com TEA e 192 sem o transtorno. Os pesquisadores coletaram dados sobre a ToM, traços autísticos, habilidades sociais, comportamentos problemáticos e a qualidade das amizades. Os resultados revelaram que indivíduos com TEA relataram uma qualidade de amizade inferior, com menos companheirismo, ajuda, segurança e proximidade, além de vivenciarem mais conflitos nas amizades em comparação com seus pares não autistas. Eles também demonstraram um desempenho inferior na Teoria da Mente, que é a capacidade de compreender os pensamentos e sentimentos de outras pessoas.
A análise dos dados indicou que a ToM tem um impacto positivo nas habilidades sociais em ambos os grupos, porém, esse efeito foi mais forte no grupo com TEA. Adicionalmente, foi observado um efeito direto significativo da ToM na qualidade das amizades, com as habilidades sociais mediando essa relação no grupo com TEA. Por outro lado, o efeito negativo direto dos comportamentos problemáticos na qualidade das amizades foi significativo apenas em indivíduos sem TEA. Esses achados destacam a importância de intervenções direcionadas para aprimorar as habilidades sociais e a ToM em indivíduos com TEA, visando promover amizades mais saudáveis e satisfatórias. Compreender esses fatores pode ajudar a desenvolver estratégias mais eficazes para apoiar a inclusão social e o bem-estar de pessoas com autismo.
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