Artroplastia vs. Exercício para Artropatia do Manguito Rotador: Um Estudo Comparativo
A artropatia do manguito rotador é uma condição degenerativa que afeta o ombro, causando dor e limitação de movimento. Uma opção de tratamento comum é a artroplastia reversa do ombro, um procedimento cirúrgico que substitui a articulação danificada por uma prótese. No entanto, nem todos os pacientes são candidatos ideais para a cirurgia, e tratamentos não cirúrgicos, como exercícios terapêuticos, podem ser uma alternativa viável.
Um estudo clínico randomizado e controlado está em andamento para comparar a eficácia da artroplastia reversa do ombro com um programa de exercícios supervisionado no tratamento da artropatia do manguito rotador. O estudo envolve 102 pacientes que são elegíveis para a artroplastia reversa do ombro. Os participantes serão divididos aleatoriamente em dois grupos: um grupo receberá a artroplastia seguida de cuidados usuais, enquanto o outro grupo participará de um programa de exercícios de 12 semanas, com sessões semanais supervisionadas por um fisioterapeuta e exercícios adicionais realizados em casa.
O principal objetivo do estudo é avaliar se a artroplastia reversa do ombro resulta em melhores resultados em comparação com o programa de exercícios, medidos pela pontuação total do Western Ontario Osteoarthritis of the Shoulder index (WOOS) após 12 meses de acompanhamento. Os resultados deste estudo fornecerão informações valiosas para auxiliar nas decisões de tratamento para pacientes com artropatia do manguito rotador, ajudando médicos e pacientes a escolher a abordagem mais adequada para melhorar a função do ombro e reduzir a dor. O estudo está sendo financiado por diversas instituições de pesquisa e saúde na Dinamarca.
Origem: Link