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Um novo programa de apoio precoce, denominado LiL’ STEPS, foi desenvolvido na Índia com o objetivo de auxiliar bebês com alta probabilidade familiar de autismo. Este programa inovador, que significa ‘Language development & Intervention Lab’s SupporTing Early social-communication and language by Promoting caregiver Sensitive responsiveness’ (Apoio ao desenvolvimento da linguagem e Laboratório de Intervenção para Apoiar a comunicação social precoce e a linguagem, promovendo a responsividade sensível do cuidador, em tradução livre), é aplicado online e foca no desenvolvimento da linguagem e comunicação social através da mediação dos cuidadores.

Um estudo de viabilidade randomizado e controlado avaliou a aceitação e a eficácia preliminar do LiL’ STEPS. A pesquisa envolveu famílias com bebês entre 9 e 15 meses que tinham um irmão mais velho diagnosticado com autismo. Os participantes foram divididos em dois grupos: um recebeu o programa LiL’ STEPS, enquanto o outro continuou com os cuidados habituais. Os resultados mostraram que, embora não houvesse diferenças significativas nos resultados primários e secundários no final do estudo (após o período de intervenção e um período de acompanhamento), houve melhorias notáveis na responsividade dos cuidadores e na mutualidade diádica durante o período de intervenção. A responsividade do cuidador, avaliada através do Manchester Assessment for Caregiver-Infant Interaction (MACI), apresentou melhoras significativas.

Esses resultados sugerem que o LiL’ STEPS tem potencial para melhorar a interação entre cuidadores e bebês em risco de autismo. No entanto, a necessidade de suporte contínuo após a intervenção inicial foi evidenciada, apontando para uma direção importante para futuros estudos em larga escala. A pesquisa destaca a importância de intervenções precoces e do envolvimento dos cuidadores no desenvolvimento de habilidades de comunicação social em crianças com risco de autismo, oferecendo uma abordagem promissora e acessível através da plataforma online. O estudo foi realizado em um hospital universitário terciário no sul da Índia, e os resultados iniciais encorajam a realização de estudos mais amplos para confirmar a eficácia do programa e entender melhor como ele pode ser implementado em diferentes contextos.

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