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Um estudo inovador explorou os padrões de atenção visual em crianças pequenas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) utilizando uma tarefa lúdica: assistir a vídeos de um jogo de esconde-esconde. A pesquisa, que envolveu 176 crianças com idades entre 18 e 48 meses, comparou os comportamentos visuais de crianças com TEA, atraso global no desenvolvimento (AGD) e desenvolvimento típico (DT).

Através da tecnologia de rastreamento ocular (eye tracking), os pesquisadores analisaram para onde as crianças olhavam enquanto assistiam a um vídeo onde um menino se escondia e reaparecia atrás de uma tela. O estudo revelou que, em comparação com crianças com DT, crianças com TEA demonstraram menor atenção ao rosto do menino e maior atenção ao corpo, especialmente após ele reaparecer. É interessante notar que expressões faciais como sorrisos e expressões engraçadas aumentaram o tempo que todas as crianças, independentemente do grupo, fixaram o olhar no rosto e na boca do menino.

A ausência de diferenças significativas nos padrões de rastreamento ocular entre os grupos TEA e AGD destaca a complexidade do diagnóstico e a necessidade de tarefas mais específicas para identificar comportamentos visuais exclusivamente associados ao TEA. No entanto, a pesquisa enfatiza a importância das expressões faciais na atenção visual e sugere que intervenções direcionadas que utilizem expressões faciais podem ser valiosas para melhorar o engajamento social em crianças com TEA. Este estudo representa um avanço importante na compreensão de como crianças com TEA processam informações visuais e abre caminhos para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas.

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