PTEC: Nova Ferramenta para Monitorar e Tratar PANS em Crianças
O Síndrome Neuropsiquiátrica Pediátrica de Início Agudo (PANS) é uma condição que se manifesta por meio de sintomas neuropsiquiátricos severos e repentinos. Para um diagnóstico preciso, a criança deve apresentar Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ou uma restrição alimentar severa, acompanhados de pelo menos dois sintomas adicionais que afetam a cognição, o comportamento ou o estado emocional.
Esses sintomas podem incluir ansiedade exacerbada, instabilidade emocional, quadros de depressão, irritabilidade frequente, agressividade, comportamentos desafiadores e de oposição, regressão comportamental ou no desenvolvimento, declínio nas habilidades acadêmicas (como escrita e matemática), sensibilidade sensorial incomum, aumento na frequência urinária e enurese noturna. Frequentemente, o início desses sintomas está ligado a infecções ou respostas inflamatórias e imunológicas atípicas. Uma forma específica de PANS, conhecida como Transtornos Neuropsiquiátricos Autoimunes Pediátricos Associados a Infecções Estreptocócicas (PANDAS), está diretamente ligada a infecções estreptocócicas.
Para auxiliar no acompanhamento e tratamento do PANS, foi desenvolvida uma nova ferramenta: o PTEC (Pediatric Treatment Evaluation Checklist). Trata-se de um questionário com 101 itens que visa avaliar as mudanças nos sintomas do paciente ao longo do tempo. O PTEC abrange dez subescalas distintas: Comportamento/Humor, TOC, Ansiedade, Ingestão Alimentar, Tiques, Cognitivo/Desenvolvimento, Sensorial, Outros, Sono e Saúde. Um estudo recente validou a eficácia do PTEC com a participação de 225 crianças, demonstrando alta confiabilidade e validade, indicando que o questionário pode ser uma ferramenta valiosa para pais e médicos no monitoramento e tratamento do PANS. O questionário PTEC está disponível para acesso no site neuroimmune.org/PTEC.
Origem: Link