Simulação no Ensino da Fisioterapia: Preparando Profissionais para o Futuro
A formação de fisioterapeutas está evoluindo, e a simulação tem ganhado destaque como ferramenta para aprimorar as habilidades clínicas dos estudantes. Um estudo recente explorou as perspectivas de educadores clínicos de fisioterapia na Irlanda sobre a utilização da educação baseada em simulação (EBS) e seu impacto na preparação dos alunos para o ambiente de trabalho real.
A pesquisa, realizada através de entrevistas com educadores de diversos hospitais, revelou que a simulação facilita a transição para a prática clínica de várias maneiras. Primeiramente, ela prepara os alunos para os ambientes clínicos, permitindo que se familiarizem com situações e equipamentos antes de interagirem com pacientes reais. Além disso, a EBS melhora a capacidade dos alunos de interpretar e utilizar o feedback, uma habilidade crucial no ambiente de trabalho. Por fim, a simulação ajuda os estudantes a lidar com a complexidade da prática clínica, expondo-os a cenários desafiadores em um ambiente controlado.
Habilidades clínicas específicas, como documentação, segurança básica, manipulação manual, avaliação subjetiva e compreensão do papel da equipe multidisciplinar, foram identificadas como adequadas para o ensino através da EBS. Os participantes do estudo também sugeriram que as atividades realizadas na EBS deveriam ser consideradas como horas de prática clínica. A incorporação de pacientes simulados em cenários baseados em experiências reais também foi apontada como uma forma valiosa de preparar os alunos para lidar com encontros complexos com pacientes. A educação baseada em simulação oferece um alicerce importante para o desenvolvimento de habilidades essenciais, mas é crucial que mais pesquisas investiguem o impacto em longo prazo e as melhores práticas para sua implementação no currículo de fisioterapia.
Origem: Link