Tendinite do Iliopsoas Pós-Artroplastia Total do Quadril: Causas, Tratamentos e o Que Você Precisa Saber
A tendinite e o impacto do iliopsoas representam uma complicação relativamente rara, mas debilitante, que pode surgir após a artroplastia total do quadril. Essa condição afeta o tendão do iliopsoas, um músculo importante para a flexão do quadril, causando dor e limitação de movimento.
O tratamento para a patologia sintomática do iliopsoas geralmente começa com abordagens conservadoras. Isso pode incluir o uso de anti-inflamatórios não esteroides para reduzir a dor e a inflamação, injeções de corticosteroides guiadas por ultrassom para aliviar a irritação local, e fisioterapia para fortalecer os músculos ao redor do quadril e melhorar a flexibilidade. Em muitos casos, essas medidas podem ser suficientes para controlar os sintomas e permitir que o paciente retome suas atividades normais.
Quando o tratamento conservador não é eficaz, opções mais invasivas podem ser consideradas. A tenotomia do iliopsoas, que envolve o corte do tendão, ou o alongamento fracionado do mesmo, podem ser realizados para aliviar a tensão e o impacto. Em situações mais complexas, a revisão da artroplastia total do quadril, com revisão do implante acetabular, pode ser necessária para corrigir problemas de posicionamento ou tamanho que estejam contribuindo para o impacto do iliopsoas. O reconhecimento das etiologias do impacto, juntamente com o conhecimento das técnicas e resultados publicados das modalidades de tratamento disponíveis, auxilia no aconselhamento do paciente, no gerenciamento e na otimização dos resultados clínicos em pacientes sintomáticos.
Origem: Link