Saúde Desvendada

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A saúde mental entre jovens universitários tem se tornado uma preocupação crescente, impulsionada pelo estresse acadêmico e estilos de vida sedentários. Um novo projeto, denominado YoungFitT, busca explorar estratégias de bem-estar e os mecanismos psicobiológicos por trás de seus efeitos nessa população. O estudo investiga como diferentes abordagens podem influenciar positivamente o bem-estar psicológico e as funções cognitivas dos estudantes.

O projeto é composto por dois estudos principais. O primeiro avalia a eficácia do Treinamento Funcional de Alta Intensidade (HIFT), da Redução do Estresse Baseada em Mindfulness (MBSR) e do Qigong (QG). Além de analisar o impacto dessas práticas no bem-estar psicológico, a pesquisa investiga se fatores sociodemográficos, mentais (como a atenção plena e a qualidade do sono), físicos (aptidão física e atividade física), fisiológicos (variabilidade da frequência cardíaca) e biológicos (microbiota) atuam como mediadores ou moderadores dos efeitos das intervenções. O segundo estudo explora a viabilidade e a eficácia das mesmas intervenções – HIFT, MBSR e QG – utilizando realidade virtual (RV), buscando entender se a RV pode potencializar os benefícios para a saúde mental dos estudantes.

A metodologia empregada envolve ensaios clínicos randomizados e controlados. No primeiro estudo, os participantes serão alocados aleatoriamente em um dos três grupos de intervenção (HIFT, MBSR ou QG). Medidas psicológicas, cognitivas, físicas, fisiológicas e biológicas serão coletadas antes e depois das intervenções, que consistirão em três sessões semanais durante 12 semanas. Um acompanhamento será realizado 12 semanas após o término das intervenções para avaliar a manutenção dos efeitos no bem-estar psicológico. O segundo estudo, focado na realidade virtual, envolverá a co-criação das intervenções com a participação de estudantes e profissionais. Entrevistas semiestruturadas serão conduzidas com participantes de ambos os estudos para aprofundar a compreensão de suas experiências e do impacto percebido das intervenções. Espera-se que os resultados forneçam informações valiosas para o desenvolvimento de estratégias personalizadas e eficazes para promover a saúde mental e física dos jovens universitários, com o potencial de transformar a forma como as instituições abordam o bem-estar de seus alunos. O uso da realidade virtual pode ser um diferencial para aumentar o engajamento e os benefícios das práticas para o bem-estar.

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