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Um novo instrumento para auxiliar no diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças de 2 a 6 anos foi desenvolvido e validado no Kerala, Índia. Conhecido como Childhood Autism Tool-Trivandrum (CAT-T), a ferramenta busca oferecer uma avaliação culturalmente sensível e precisa, adaptada às particularidades da população local.

O estudo, publicado no Indian Journal of Pediatrics, detalha o processo de desenvolvimento e validação do CAT-T. A equipe de pesquisa, liderada por Babu George, conduziu uma análise qualitativa com 200 crianças, utilizando o protocolo COSMIN (Consensus-based Standards for the selection of health Measurement Instruments) como guia. A ferramenta inicial, composta por 39 itens, foi refinada através de análise fatorial, resultando na versão final com 24 itens. A validade convergente do CAT-T foi avaliada em comparação com a Childhood Autism Rating Scale (CARS), enquanto a validade divergente foi medida em relação à Vineland Social Maturity Scale (VSMS). Os resultados demonstraram uma validade moderada em ambas as comparações.

Os parâmetros de confiabilidade do CAT-T também foram considerados adequados. O teste apresentou boa confiabilidade teste-reteste (ICC = 0,86) e interavaliador (ICC = 0,89). A consistência interna da ferramenta de 24 itens foi considerada muito alta (alfa de Cronbach = 0,86). A validade de constructo do CAT-T demonstrou uma estrutura de 7 fatores que explicou 66,22% da variância. Em conclusão, o CAT-T se apresenta como uma ferramenta promissora para auxiliar profissionais de saúde na identificação precoce do autismo em crianças, com parâmetros de validade e confiabilidade considerados adequados. A importância de ferramentas culturalmente adaptadas reside na consideração das nuances comportamentais e sociais que podem variar entre diferentes grupos populacionais, contribuindo para um diagnóstico mais preciso e intervenções mais eficazes.

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