Saúde Desvendada

Seu local de informações de saúde

A hiperinsuflação dinâmica (HD) é uma condição tratável que afeta a qualidade de vida de adultos com asma, impactando suas atividades diárias. Um estudo recente investigou a utilização do teste Glittre-ADL (TGlittre) para identificar a HD em pacientes com asma, buscando também entender a relação entre a HD, a disfunção das pequenas vias aéreas (DPVA) e a qualidade de vida.

O estudo envolveu 41 adultos com asma que realizaram o TGlittre juntamente com a medição da ventilação dinâmica. A presença de HD foi detectada através da capacidade inspiratória (∆IC). Adicionalmente, os participantes foram submetidos a espirometria, oscilometria de impulso (IOS) e ao questionário Mini-Asthma Quality of Life Questionnaire (Mini-AQLQ). Os resultados mostraram que, durante o TGlittre, 19 participantes apresentaram HD ao final do teste, enquanto 22 não apresentaram. Embora o grupo com HD tenha levado mais tempo para completar as tarefas do TGlittre, não houve diferenças estatísticas significativas entre os dois grupos em relação ao tempo total.

Apesar de não haver diferenças significativas nos parâmetros espirométricos entre os grupos com e sem HD, o estudo revelou diferenças importantes nos parâmetros de IOS. O grupo com HD apresentou valores mais elevados para a resposta de frequência (Fres) e para a heterogeneidade da resistência entre 5 e 20 Hz (R5-R20), indicando uma associação entre a HD e a DPVA. A avaliação da dinâmica ventilatória durante o TGlittre pode ser uma ferramenta valiosa na identificação precoce da HD, mesmo em indivíduos com resultados normais na espirometria e bom desempenho no TGlittre. A identificação e o tratamento da HD podem contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida de pessoas que vivem com asma.

Origem: Link

Deixe comentário