Saúde Desvendada

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A violência de gênero (VG) é um problema global presente em diversos contextos, incluindo instituições de ensino superior e ambientes esportivos. Indivíduos cuja identidade ou expressão de gênero se desviam das normas dominantes nestes espaços correm maior risco de vivenciar a VG, definida amplamente como qualquer forma de violência interpessoal direcionada a alguém com base em sua identidade ou expressão de gênero.

Um estudo recente investigou as percepções, atitudes e intenções de estudantes de Educação Física (EF) em relação ao comportamento de espectador diante da VG. A pesquisa, conduzida na Espanha e na Bélgica, envolveu grupos focais com 65 estudantes de EF de cinco instituições de ensino superior. Os resultados revelaram que os alunos percebem a VG como violência psicológica, física e sexual direcionada a indivíduos com base em seu sexo ou identidade de gênero. Suas percepções sobre a prevenção da VG foram influenciadas por normas sociais e diferenças geracionais.

As principais barreiras para intervir em situações de VG identificadas pelos estudantes incluíram normas sociais, falta de competências e a resposta natural de estresse que experimentam ao testemunhar a VG. Os resultados ressaltam a necessidade de mudar as intervenções de prevenção da VG, de simplesmente aumentar a conscientização e disseminar conhecimento para equipar os estudantes de EF com habilidades em gerenciamento de estresse e auto-regulação. Essas descobertas abrem caminho para o desenvolvimento de intervenções de prevenção da VG mais eficazes e sensíveis ao contexto dentro das instituições de ensino superior.

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