Saúde Desvendada

Seu local de informações de saúde

A área da audiologia, que se dedica ao estudo e tratamento da audição e equilíbrio, está constantemente buscando inovações para aprimorar o aprendizado dos futuros profissionais. Uma dessas inovações é o uso de pacientes virtuais pediátricos (PVPs), simulações interativas que reproduzem situações clínicas reais. Um estudo recente investigou o impacto desses PVPs na percepção de autoeficácia dos estudantes de audiologia e analisou suas experiências com essa ferramenta.

A pesquisa, que empregou uma metodologia mista, avaliou a autoeficácia dos alunos antes e depois da utilização dos PVPs, utilizando uma escala específica para habilidades clínicas. Além disso, foram coletadas as reflexões dos estudantes por meio de questionários abertos, que passaram por uma análise temática detalhada. Os resultados revelaram mudanças significativas na autoeficácia dos alunos, especialmente nas áreas cognitiva e psicomotora, que envolvem o raciocínio e a execução de tarefas.

As reflexões dos estudantes apontaram para diversos benefícios dos PVPs, como a oportunidade de ganhar experiência prática em um ambiente seguro e controlado, receber feedback construtivo para o aprendizado e a flexibilidade de praticar em diferentes horários e locais. No entanto, também foram levantadas questões sobre a usabilidade da ferramenta e recomendações para futuras aplicações. Os resultados sugerem que os pacientes virtuais pediátricos representam uma ferramenta valiosa para o ensino da audiologia, contribuindo para o desenvolvimento da autoconfiança e das habilidades clínicas dos futuros profissionais, embora melhorias na usabilidade possam otimizar ainda mais os benefícios. O estudo destaca o potencial dos PVPs como complemento ao ensino tradicional, preparando os estudantes para os desafios da prática clínica na área da saúde auditiva.

Origem: Link

Deixe comentário