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Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) frequentemente enfrentam maiores dificuldades com o sono em comparação com crianças de desenvolvimento típico. Estudos sugerem que essas alterações no sono podem estar relacionadas a características sensoriais atípicas presentes em indivíduos com TEA.

Uma pesquisa recente investigou a relação entre distúrbios do sono, características sensoriais e habilidades cognitivas em crianças com TEA. O estudo avaliou como a presença ou ausência de traços autistas, as particularidades sensoriais e as capacidades cognitivas poderiam influenciar a qualidade do sono infantil. Os pesquisadores utilizaram questionários respondidos pelos cuidadores para analisar os padrões de sono e as características sensoriais das crianças, enquanto as habilidades cognitivas foram avaliadas por meio de testes padronizados.

Os resultados indicaram que, em crianças com habilidades cognitivas abaixo da média, uma maior sensibilidade sensorial estava associada a uma pior qualidade do sono. Curiosamente, esse padrão não foi observado em crianças com habilidades cognitivas acima da média. Esses achados sugerem que a forma como as crianças com TEA processam informações sensoriais pode ter um impacto significativo em seus padrões de sono, especialmente naquelas com menores habilidades cognitivas. Compreender essa complexa relação pode abrir caminhos para o desenvolvimento de intervenções e suportes mais eficazes para melhorar o sono em crianças com TEA, considerando a diversidade de suas necessidades e perfis cognitivos. Priorizar o sono de qualidade é essencial para o bem-estar e o desenvolvimento saudável de todas as crianças, especialmente aquelas com TEA.

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