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Um estudo recente investigou os benefícios do exercício físico, especificamente o uso de patins em linha, no tratamento de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). A pesquisa concentrou-se em avaliar como essa atividade impacta os sintomas do TDAH, as funções executivas e as habilidades motoras dos participantes.

O estudo randomizado e controlado envolveu 24 crianças com TDAH, com idades entre 6 e 12 anos. Os participantes foram divididos em dois grupos: um grupo de intervenção, que participou de um programa de patinação em linha durante 12 semanas, e um grupo de controle, que manteve suas rotinas diárias habituais. O grupo de intervenção teve sessões de 80 minutos, duas vezes por semana. Os pesquisadores avaliaram os sintomas do TDAH, as funções executivas (como inibição e memória de trabalho espacial) e as habilidades motoras (controle motor fino, coordenação corporal, coordenação manual, força e agilidade) em três momentos: antes da intervenção, após as 12 semanas e em um acompanhamento posterior.

Os resultados demonstraram que as crianças com TDAH que participaram do programa de patinação em linha apresentaram melhorias significativas nos sintomas do TDAH, nas funções executivas e nas habilidades motoras. Além disso, os efeitos positivos da intervenção pareceram se manter por pelo menos 12 semanas após o término do programa. Embora o estudo forneça evidências promissoras de que a patinação em linha pode ser uma intervenção física viável e benéfica para crianças com TDAH, os autores enfatizam a necessidade de estudos maiores para avaliar sua eficácia a longo prazo. Este estudo sugere que a atividade física, como o uso de patins, pode ser uma ferramenta importante no manejo do TDAH em crianças, oferecendo uma alternativa ou complemento aos tratamentos tradicionais.

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