Saúde Desvendada

Seu local de informações de saúde

Um estudo recente investigou a eficácia do treinamento matricial para ensinar habilidades de localização espacial para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na China. O treinamento matricial é uma técnica que visa promover a generalização recombinativa, ou seja, a capacidade de combinar informações aprendidas para gerar novas respostas. Essa habilidade é fundamental para a autonomia e adaptação em diversas situações do dia a dia.

A pesquisa envolveu quatro meninos com idades entre 4 e 7 anos. O método experimental utilizado foi um design de múltiplas sondas, avaliando as habilidades das crianças antes e depois do treinamento. O foco do estudo foi ensinar “tatos” – identificações verbais – de combinações de objetos e preposições, como “bola em cima da mesa”. Os resultados demonstraram que todas as crianças aprenderam os tatos ensinados através do treinamento matricial. Além disso, o estudo observou a generalização para tatos não ensinados diretamente e o desenvolvimento de respostas de ouvinte derivadas, indicando uma compreensão mais profunda das relações espaciais.

A generalização recombinativa é uma habilidade essencial para pessoas com TEA, pois facilita a aprendizagem de novas habilidades e a adaptação a diferentes ambientes. Embora o estudo tenha demonstrado resultados promissores, é importante notar que, em dois dos participantes, a precisão nos tatos ensinados e não ensinados diminuiu durante as sondagens de manutenção (4 a 8 semanas após o treinamento), enquanto as respostas de ouvinte permaneceram estáveis. Isso sugere a necessidade de estratégias adicionais para garantir a manutenção a longo prazo das habilidades aprendidas. Este estudo fornece evidências valiosas sobre a aplicabilidade e os benefícios do treinamento matricial para promover a generalização de habilidades em crianças com TEA.

Origem: Link

Deixe comentário