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A reabilitação do ombro pode ser um processo desafiador, exigindo motivação e adesão do paciente para alcançar resultados efetivos. Uma pesquisa recente explora o potencial de um serious game (jogo sério) chamado “Painting Discovery”, que utiliza realidade aumentada (RA) projetada, como ferramenta para a fisioterapia do ombro. O estudo avaliou o engajamento, a ergonomia e a capacidade do jogo de diferenciar o desempenho motor entre indivíduos saudáveis e aqueles com condições como artrite reumatoide, bursite, síndrome do impacto subacromial, lesão do manguito rotador ou tendinopatia calcária. Além disso, analisou as melhorias em pacientes patológicos após a fisioterapia.

O estudo envolveu 16 participantes saudáveis e 7 com patologias no ombro. O engajamento, a ergonomia e a satisfação foram avaliados por meio de questionários com escala Likert. O desempenho motor foi medido através do tempo de conclusão de tarefas no jogo, velocidade, aceleração e jerk normalizado (uma medida de suavidade do movimento). Quatro pacientes com patologias foram avaliados antes e depois de seis semanas de fisioterapia. Os resultados indicaram que o serious game foi altamente envolvente e ergonômico, sem diferenças significativas com base na experiência prévia com videogames ou RA. O grupo com patologias apresentou tempos de conclusão mais longos, menor aceleração e maior jerk em comparação com os participantes saudáveis.

Após a fisioterapia, observou-se uma melhora no tempo de conclusão e no jerk normalizado nos pacientes, indicando maior eficiência e controle dos movimentos. A pesquisa conclui que “Painting Discovery” demonstra um forte potencial como uma ferramenta de reabilitação envolvente e acessível. No entanto, os autores ressaltam que o tamanho amostral limitado e o foco nos movimentos em um plano horizontal restringem conclusões mais amplas. Estudos futuros deverão expandir a participação, incorporar movimentos no plano vertical e refinar as métricas de desempenho para validação clínica. Este estudo promissor abre novas perspectivas para o uso de tecnologia e jogos no campo da reabilitação física, oferecendo uma abordagem mais lúdica e motivadora para os pacientes.

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