Comunicação Aumentativa e Alternativa: Facilitando a Linguagem em Crianças com Deficiências no Pré-Escolar
Crianças em idade pré-escolar desenvolvem habilidades cruciais por meio de interações sociais, incluindo a linguagem e a capacidade de construir conexões com outras pessoas. Para crianças com deficiências de desenvolvimento que estão começando a usar a comunicação simbólica, a intervenção com Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é essencial para permitir que se expressem linguisticamente durante essas interações sociais.
Um estudo recente investigou o impacto de uma intervenção de CAA que utiliza displays de cena visual (VSDs) de alta tecnologia com fotos coloridas, juntamente com um sistema de estímulo do mais leve ao mais intenso, na comunicação linguística de crianças em idade pré-escolar durante atividades sociais rotineiras, como cantar músicas. O estudo envolveu seis crianças com deficiências de desenvolvimento, incluindo autismo, que estavam começando a usar a comunicação simbólica. Os resultados demonstraram um aumento notável na comunicação linguística em todos os participantes, como resultado da intervenção com CAA. Vale ressaltar que esses ganhos na comunicação foram em grande parte mantidos mesmo após a remoção dos estímulos na fase de manutenção.
Além disso, a comunicação se generalizou para o uso de um display de grade de alta tecnologia que apresentava as mesmas fotos coloridas dos VSDs, indicando que as crianças foram capazes de transferir suas habilidades de comunicação para diferentes formatos. Embora sejam necessárias mais pesquisas, essa intervenção com CAA se mostra uma abordagem promissora para apoiar crianças com deficiências de desenvolvimento em idade pré-escolar a se comunicarem de forma mais eficaz em contextos sociais. A capacidade de participar ativamente de rotinas sociais, como cantar, pode ter um impacto significativo no desenvolvimento social, emocional e linguístico dessas crianças. A CAA oferece ferramentas valiosas para ajudá-las a superar barreiras de comunicação e a alcançar seu pleno potencial.
Origem: Link