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Comunicação Aumentativa: Ampliando a Voz de Crianças Autistas

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Intervenções comportamentais desenvolvimentais naturalistas (NDBIs) representam uma abordagem promissora no suporte ao desenvolvimento da linguagem e da comunicação em crianças no espectro autista. No entanto, crianças com fala mínima, que mais necessitam de suporte à linguagem, frequentemente enfrentam dificuldades em participar dessas intervenções, limitando seus benefícios das NDBIs tradicionais, focadas principalmente na produção da fala.

Um estudo recente investigou se a incorporação de Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) baseados em Exibição de Cena Visual (VSD) – com programação just-in-time e entrada de CAA assistida – em procedimentos de NDBI dentro de um contexto interativo de leitura de livros de histórias, poderia aumentar o número de turnos comunicativos simbólicos e a taxa de novos conceitos únicos expressos por crianças autistas com fala mínima. Os resultados indicaram que a adição de suportes VSD AAC tende a aumentar o número de turnos comunicativos simbólicos por sessão e a acelerar a aquisição de vocabulário expressivo, em comparação com os procedimentos NDBI isoladamente.

A pesquisa sugere que a integração de sistemas e estratégias CAA assistidos baseados em VSD, concebidos para apoiar comunicadores iniciantes, dentro da estrutura de uma NDBI, pode potencializar tanto a frequência da comunicação quanto o vocabulário expressivo de crianças no espectro autista com fala limitada, indo além dos resultados alcançados apenas com os procedimentos NDBI. Este estudo destaca a importância de adaptar as intervenções para atender às necessidades específicas de crianças com autismo e dificuldades de comunicação, utilizando tecnologias assistivas para promover a inclusão e o desenvolvimento da linguagem.

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