O ferro desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo, comportamental e motor das crianças. Um estudo recente investigou o estado nutricional de ferro em crianças búlgaras diagnosticadas com paralisia cerebral (PC) e transtorno do espectro autista (TEA), com o objetivo de avaliar a prevalência da deficiência de ferro (ID) e seu impacto no desenvolvimento infantil. A pesquisa partiu da hipótese de que crianças com PC e TEA são mais propensas a sofrer de deficiência de ferro.
O estudo transversal envolveu 95 crianças do nordeste da Bulgária. Os dados foram coletados em dois períodos distintos (2017-2018 e 2023-2024) e incluíram questionários demográficos e de frequência alimentar, além de exames laboratoriais para medir os níveis de hemoglobina, ferro sérico, ferritina sérica, albumina sérica e proteína C-reativa (PCR). Adicionalmente, foram realizadas medições antropométricas para avaliar o crescimento e o desenvolvimento físico das crianças. A função motora das crianças com PC foi avaliada utilizando a escala do Sistema de Classificação da Função Motora Grossa.
Os resultados revelaram que, embora a maioria das crianças apresentasse níveis normais de hemoglobina e ferro sérico, uma parcela significativa apresentava baixos níveis de ferritina sérica, indicando uma deficiência de ferro latente. Especificamente, 62,7% das crianças com PC e 36,8% das crianças com TEA apresentaram essa condição. Além disso, o estudo identificou diferenças nos hábitos alimentares entre os grupos: crianças com PC consumiam carne com mais frequência, enquanto crianças com TEA consumiam mais peixe. Os dados antropométricos revelaram um atraso no crescimento e escores mais baixos de altura para a idade em crianças com PC. Em conclusão, o estudo destaca a importância da avaliação nutricional e da implementação de intervenções dietéticas direcionadas para melhorar o estado nutricional e o desenvolvimento de crianças com PC e TEA, enfatizando a necessidade de monitoramento regular e programas alimentares específicos para esses grupos.
Origem: Link