Intervenção Mediada por Pares Melhora Habilidades Sociais em Crianças com Autismo

Um estudo recente investigou a eficácia de uma intervenção mediada por pares, utilizando o tratamento de resposta pivotal (PRT) durante atividades acadêmicas com iPads, no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa envolveu quatro crianças com TEA e quatro crianças com desenvolvimento típico, todas frequentando escolas regulares.

O método empregado foi um design de linha de base múltipla entre duplas, permitindo medir o impacto da intervenção nos comportamentos sociais dos participantes. Os resultados demonstraram que, após a intervenção, todas as crianças apresentaram um aumento na frequência de respostas sociais. Adicionalmente, uma das crianças com TEA exibiu maior iniciativa social, e três das crianças com desenvolvimento típico também aumentaram suas iniciativas sociais. Um aspecto importante foi a redução de comportamentos sociais considerados inadequados em três das crianças com TEA.

O estudo também acompanhou os participantes para verificar a manutenção dos resultados positivos. Foi constatado que as melhorias nas habilidades sociais persistiram ao longo do tempo para todos os envolvidos. Esses achados sugerem que a intervenção mediada por pares com PRT, quando aplicada em atividades acadêmicas com iPads, pode ser uma estratégia eficaz para promover a inclusão de alunos com TEA, particularmente no que se refere ao desenvolvimento de relacionamentos sociais positivos com seus colegas. Essa abordagem oferece uma nova perspectiva para o apoio a crianças com autismo no ambiente escolar.

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