Saúde Desvendada

Seu local de informações de saúde

O Distúrbio do Desenvolvimento da Linguagem (DDL) pode apresentar desafios significativos para crianças em idade pré-escolar, especialmente no que diz respeito à compreensão da linguagem. Uma pesquisa recente investigou as dificuldades de compreensão inferencial em crianças com DDL, comparando-as com crianças com desenvolvimento típico da linguagem (DTL). O estudo se concentrou em habilidades como vocabulário receptivo, memória fonológica de curto prazo e a Teoria da Mente (ToM), que é a capacidade de entender que os outros têm crenças, desejos e intenções que podem ser diferentes das nossas.

A pesquisa envolveu 112 crianças em idade pré-escolar, incluindo crianças com DDL (entre 5 e 6 anos) e dois grupos de crianças com DTL (um grupo mais jovem, entre 4 e 5 anos, e um grupo da mesma idade). Os participantes foram avaliados em tarefas de compreensão inferencial oral baseadas em narrativas, bem como em medidas de vocabulário receptivo, memória fonológica de curto prazo e ToM. Os resultados mostraram que as crianças com DDL apresentaram um desempenho significativamente inferior ao grupo de DTL da mesma idade em todas as quatro medidas. Curiosamente, o desempenho das crianças com DDL foi semelhante ao do grupo de DTL mais jovem na compreensão inferencial oral.

A análise de regressão revelou que idade, nível de escolaridade dos pais, diagnóstico (DDL ou DTL), vocabulário receptivo e ToM juntos explicavam uma parte considerável da variação na compreensão inferencial oral. Isso sugere que esses fatores desempenham um papel importante no desenvolvimento da capacidade de compreensão da linguagem em crianças. A implicação crucial deste estudo reside no desenvolvimento de intervenções baseadas em evidências que visem apoiar a compreensão da linguagem em crianças pequenas com DDL, considerando que as dificuldades nessa área tendem a ser persistentes e menos responsivas a tratamentos. O desenvolvimento da Teoria da Mente, assim como um bom vocabulário, são habilidades essenciais para a compreensão inferencial.

Origem: Link

Deixe comentário