Comportamentos estereotipados, caracterizados por ações repetitivas e aparentemente sem propósito, podem ser desafiadores de tratar. Um estudo recente publicado no Journal of Applied Behavior Analysis explora uma tecnologia que auxilia no desenvolvimento de tratamentos para comportamentos com reforço automático: as avaliações de estímulos concorrentes. Estas avaliações visam identificar estímulos que, quando presentes, reduzem a ocorrência do comportamento estereotipado. No entanto, a pesquisa destaca que estas avaliações nem sempre apresentam resultados consistentes.
O estudo aponta que os comportamentos estereotipados podem apresentar diferentes subtipos, cada um exigindo modificações nos procedimentos de avaliação para identificar estímulos concorrentes eficazes. Os pesquisadores realizaram análises funcionais para determinar se as respostas dos participantes se alinhavam com os subtipos propostos para esses comportamentos. Em seguida, implementaram procedimentos aumentados de avaliação de estímulos concorrentes (A-CSA) para avaliar se a resposta a um subtipo específico exigiria modificações mais intensivas e se os procedimentos A-CSA promoveriam a redução generalizada do comportamento alvo em diferentes classes de estímulos.
Finalmente, foi realizada uma avaliação de tratamento para determinar a durabilidade dos resultados e a generalização da redução do comportamento alvo para outros contextos. Embora a aplicabilidade geral do modelo de subtipos permaneça incerta, o estudo observou que dois participantes demonstraram manutenção dos efeitos da competição, indicando o potencial de abordagens individualizadas para o tratamento de comportamentos estereotipados. A pesquisa sugere que uma compreensão mais profunda dos subtipos de comportamentos estereotipados pode levar a intervenções mais eficazes e personalizadas, melhorando a qualidade de vida das pessoas afetadas.
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