Saúde Desvendada

Seu local de informações de saúde

Muitas mulheres que praticam exercícios de resistência, como musculação, se perguntam se o uso de pílulas anticoncepcionais combinadas pode afetar seus resultados. Um estudo recente investigou essa questão, focando nas adaptações do tendão patelar após um período de treinamento resistido em mulheres jovens.

A pesquisa comparou dois grupos de mulheres: um grupo que utilizava pílulas anticoncepcionais combinadas e outro que não utilizava. Ambos os grupos participaram de um programa de treinamento de resistência para os músculos extensores do joelho. Os pesquisadores mediram a força isométrica máxima, a área de secção transversal (CSA) do tendão patelar, a rigidez à tração e a velocidade da onda de cisalhamento (SWV) antes e depois do período de treinamento.

Os resultados mostraram que o treinamento aumentou a força isométrica máxima em ambos os grupos, sem diferença significativa entre eles. Da mesma forma, houve um pequeno aumento na CSA do tendão patelar em ambos os grupos. A rigidez à tração do tendão também aumentou significativamente com o treinamento, mas o uso de pílulas anticoncepcionais não pareceu influenciar esse aumento. As medições de SWV também indicaram um efeito positivo do treinamento, sem interação significativa com o uso de anticoncepcionais orais. Em conclusão, o estudo sugere que o uso de pílulas anticoncepcionais combinadas não afeta o aumento na área de secção transversal do tendão patelar e nas propriedades mecânicas após o treinamento de resistência de curto prazo em mulheres jovens não treinadas. Portanto, mulheres que usam pílulas anticoncepcionais podem esperar os mesmos benefícios do treinamento resistido em termos de força e adaptação tendínea que mulheres que não usam.

Origem: Link

Deixe comentário