Autismo: Níveis de Inteligência e Severidade Impactam a Adaptação em Crianças

Um estudo recente investigou a relação entre os níveis de inteligência, a severidade dos traços autísticos e as habilidades de adaptação em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em idade escolar. A pesquisa buscou identificar como esses fatores podem influenciar a capacidade dessas crianças de funcionar de forma independente em diferentes áreas da vida.

O estudo avaliou 107 crianças com TEA utilizando testes padronizados para medir a inteligência (Escala de Inteligência Wechsler para Crianças – WISC) e a severidade do autismo (Autism Diagnostic Observation Schedule – ADOS), além de um sistema de avaliação do comportamento adaptativo (Adaptive Behavior Assessment System – ABAS). Os resultados revelaram correlações significativas entre o desempenho nos testes de inteligência e as habilidades adaptativas nas áreas conceitual, social e prática. Especificamente, as crianças com maiores índices de compreensão verbal, raciocínio perceptual, memória de trabalho e velocidade de processamento demonstraram maior capacidade de adaptação.

Adicionalmente, o estudo observou uma correlação negativa entre a severidade dos sintomas autísticos e as habilidades adaptativas. Crianças com maior intensidade de comportamentos restritivos e repetitivos e dificuldades na interação social apresentaram menor capacidade de adaptação. Os pesquisadores concluíram que tanto os níveis de inteligência quanto a severidade do autismo são fatores importantes que contribuem para o funcionamento adaptativo e para as lacunas entre o desempenho cognitivo e adaptativo em crianças com TEA. Esses achados ressaltam a importância de intervenções precoces e personalizadas que visem fortalecer as habilidades cognitivas e adaptativas dessas crianças, promovendo sua autonomia e qualidade de vida.

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