Um estudo recente investigou a relação entre a perda auditiva profunda, o equilíbrio e o desempenho em tarefas duplas em crianças com implantes cocleares bilaterais. A pesquisa também comparou esses parâmetros entre grupos de implantação coclear precoce e tardia. Sessenta crianças com implantes cocleares bilaterais e perda auditiva congênita profunda (superior a 90 dB) participaram deste estudo transversal.
O equilíbrio foi avaliado utilizando o teste Timed Up and Go (TUG), o Figure-of-Eight Walk Test (F8WT) e a Pediatric Balance Scale (PBS). O desempenho em tarefas duplas foi avaliado realizando tarefas cognitivas e motoras simultâneas durante o TUG e o F8WT, e os valores do custo da tarefa dupla (DTC) foram calculados. Os participantes foram categorizados em dois grupos com base na idade da implantação coclear: implantação precoce (inferior a 3 anos de idade) e implantação tardia (≥3 anos de idade).
Os resultados indicaram que o grupo de implantação precoce teve um desempenho significativamente melhor no PBS e no TUG-Cognitivo. Embora não tenham sido observadas diferenças significativas para outras medidas, as tendências geralmente favoreceram a implantação precoce. No geral, os valores de DTC cognitivo foram maiores do que os valores motores, particularmente no F8WT. Essas descobertas ressaltam a importância de intervenções direcionadas para melhorar tanto o equilíbrio quanto a função cognitiva em crianças com deficiências auditivas, sugerindo que a intervenção precoce pode ter um impacto positivo no desenvolvimento dessas habilidades.
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