Saúde Desvendada

Seu local de informações de saúde

O desenvolvimento de habilidades pragmáticas, que são a forma como as crianças utilizam a linguagem em contextos sociais, é crucial desde os primeiros anos de vida. Essas habilidades permitem que os pequenos comuniquem suas necessidades, construam relacionamentos e explorem o mundo ao seu redor. Enquanto muitas crianças desenvolvem essas capacidades naturalmente através de interações diárias, algumas podem precisar de suporte adicional.

Um estudo recente apresentou o programa INSPIRE (Interactive Social Pragmatic Intervention and Responsive Engagement), uma intervenção abrangente desenvolvida para aprimorar as habilidades pragmáticas em crianças pequenas diagnosticadas com autismo. O processo de desenvolvimento do programa foi dividido em três fases distintas. A primeira fase concentrou-se na criação de histórias ilustrativas e atividades direcionadas a domínios pragmáticos específicos. A segunda fase envolveu a validação por especialistas, incluindo fonoaudiólogos experientes, outros profissionais e pais de crianças com autismo. Este processo resultou em um conjunto de ferramentas chamado INSPIRE-Core, destinado a crianças de 1 a 3 anos.

A terceira fase do estudo consistiu na padronização do conjunto de ferramentas, através da implementação do programa pelos pais em 50 crianças, seguindo critérios específicos de inclusão e exclusão, dentro de seus lares. Os resultados demonstraram que o programa de intervenção serviu como um recurso eficaz e estruturado para os pais, auxiliando no planejamento sistemático e na implementação de intervenções de linguagem pragmática. Este estudo destaca a importância de intervenções precoces e direcionadas para apoiar o desenvolvimento social e comunicativo de crianças com autismo, fornecendo um modelo valioso para pais e profissionais da área da saúde.

Origem: Link

Deixe comentário