Um estudo recente investigou a validade e a confiabilidade da versão chinesa da Escala do Espectro Autista do Sistema de Melhoria de Habilidades Sociais (SSIS), especificamente a versão para professores. Essa escala, parte do conjunto SSIS-Rating Scales, foi desenvolvida por Gresham e Elliott e tem como objetivo auxiliar na identificação de traços relacionados ao autismo em crianças e adolescentes.
A escala é composta por 15 itens, divididos em duas subescalas que avaliam, por um lado, as habilidades sociais e, por outro, os comportamentos problemáticos associados ao autismo. O estudo envolveu a participação de 541 crianças em idade escolar, com idades variando entre 4 e 18 anos. A análise dos dados utilizou o programa estatístico SPSS 25 e o pacote Mplus 8.3, aplicando testes de confiabilidade, validade relacionada a critérios e análise fatorial confirmatória (CFA).
Os resultados indicaram que a versão chinesa da Escala do Espectro Autista do SSIS apresenta uma consistência interna adequada, além de boa confiabilidade teste-reteste e validade convergente. Adicionalmente, a análise fatorial confirmatória confirmou a estrutura de dois fatores da escala, demonstrando que ela é um instrumento válido e confiável para avaliar aspectos sociais e comportamentais relacionados ao autismo em crianças e adolescentes de língua chinesa. Essa ferramenta pode ser útil para profissionais da área da saúde e educação no rastreamento e identificação de indivíduos com suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
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