A interação social e o desenvolvimento de habilidades de comunicação eficazes representam desafios únicos para pessoas autistas, impactando significativamente seu bem-estar geral. Um estudo qualitativo recente explorou a compreensão das habilidades sociais por jovens adultos autistas, analisando também programas de habilidades sociais existentes.
A pesquisa envolveu cinco grupos focais semiestruturados, com a participação de 18 indivíduos entre 18 e 30 anos. A análise qualitativa identificou quatro temas principais: a divisão social entre neurotipos, os esforços conscientes na interação social, as experiências sociais adversas e o equilíbrio entre autenticidade e adaptação social em programas de habilidades sociais. Os participantes enfatizaram a importância da escolha e de uma abordagem individualizada no suporte oferecido.
Embora demonstrassem o desejo de aprimorar diversas habilidades sociais, muitos participantes valorizaram sua identidade autista e expressaram interesse em fortalecer sua capacidade de autodefesa. O estudo destaca a necessidade de abordagens personalizadas e individualizadas em programas de habilidades sociais, que reconheçam a diversidade de experiências entre as pessoas autistas. Além disso, a autonomia e a possibilidade de escolha são cruciais, alinhando-se ao desejo de auto-representação e autodefesa, promovendo um desenvolvimento social mais autêntico e eficaz.
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