Um estudo recente investigou as atitudes dos pais em relação à música e ao apoio à educação musical para crianças com desenvolvimento típico e crianças autistas com deficiência intelectual leve ou limítrofe em Hong Kong. Embora pesquisas anteriores tenham destacado os benefícios do envolvimento musical para crianças autistas com deficiência intelectual, poucos estudos exploraram o treinamento musical formal nessa população, especialmente considerando as influências culturais.
A pesquisa envolveu 148 participantes, divididos entre pais de crianças com desenvolvimento típico e pais de crianças autistas com deficiência intelectual. Foi aplicado um questionário para avaliar as atitudes dos pais em relação à música e suas decisões sobre a inscrição de seus filhos em treinamento musical formal. Variáveis como renda familiar, função executiva da criança e expectativas dos pais foram analisadas para identificar possíveis fatores preditivos. Os resultados mostraram que os pais de crianças autistas com deficiência intelectual demonstraram atitudes mais positivas em relação à música em comparação com os pais de crianças com desenvolvimento típico, mesmo após controlar outras variáveis. No entanto, apenas uma pequena porcentagem das crianças autistas com deficiência intelectual (14,1%) estava matriculada em treinamento musical formal, em contraste com uma parcela significativamente maior de crianças com desenvolvimento típico (40,4%).
A renda familiar e a função executiva da criança foram identificadas como barreiras importantes para a participação em programas de educação musical. Essa disparidade entre a atitude positiva dos pais em relação à música e o acesso real à educação musical para crianças autistas com deficiência intelectual destaca a existência de barreiras sistêmicas e financeiras. O estudo sugere que a criação de programas musicais acessíveis, o ajuste das expectativas dos pais e a implementação de políticas inclusivas podem ajudar a superar essa lacuna, garantindo que crianças autistas com deficiência intelectual possam desfrutar dos benefícios da educação musical para seu desenvolvimento.
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