A capacidade de aprender e memorizar sequências de movimentos, como amarrar os sapatos ou dirigir um carro, é fundamental para a nossa vida diária. Estudos recentes têm demonstrado que o aprendizado motor, tradicionalmente estudado de forma isolada, pode ser significativamente aprimorado quando combinamos diferentes estímulos sensoriais.
Uma pesquisa inovadora investigou como estímulos audiovisuais influenciam o aprendizado de sequências motoras. Os resultados revelaram que o aprendizado com estímulos audiovisuais mantém características importantes do aprendizado unimodal, como a sensibilidade ao tempo entre os estímulos. Ou seja, intervalos maiores entre os estímulos (500ms) mostraram melhorar o aprendizado da sequência em comparação com intervalos menores (200ms). Além disso, o estudo comprovou que a combinação de estímulos auditivos e visuais é mais eficaz do que apenas estímulos visuais.
O estudo também apontou que a qualidade da informação sonora é crucial. Sons que indicam a localização dos estímulos visuais facilitam o aprendizado da sequência motora em comparação com sons não informativos. Esses resultados sugerem que a utilização de estímulos audiovisuais pode ser uma estratégia valiosa para potencializar a aquisição de habilidades motoras em contextos de educação e reabilitação. A integração de sons e imagens pode oferecer uma abordagem mais eficaz e completa para o aprendizado motor, abrindo novas perspectivas para o desenvolvimento de terapias e métodos de ensino inovadores.
Origem: Link