A capacidade de expressar intenções comunicativas é uma habilidade pragmática essencial que se desenvolve na infância, permitindo que as crianças atendam às suas necessidades sociais e pessoais. Essa habilidade depende de competências cognitivas, sociais e linguísticas, o que pode representar um desafio para crianças com deficiência intelectual (DI) ou atrasos globais no desenvolvimento (AGD). Um estudo recente investigou o perfil comunicativo de crianças com DI ou AGD, analisando tanto as intenções comunicativas produzidas quanto os meios utilizados para expressá-las.
A pesquisa comparou um grupo de crianças com atraso no desenvolvimento (DD) com dois grupos de crianças com desenvolvimento típico (TD): um grupo com idade cronológica correspondente e outro com idade linguística correspondente. Os participantes foram submetidos a um protocolo de observação pragmática estruturada, projetado para estimular a produção de intenções comunicativas. Os resultados revelaram diferenças significativas entre as crianças com DD e seus pares TD com a mesma idade cronológica. As crianças TD demonstraram maior variedade de intenções comunicativas sociais e utilizaram meios de produção mais complexos.
Curiosamente, o perfil comunicativo das crianças com DD se mostrou mais semelhante ao das crianças TD com idade linguística equivalente. A pesquisa também apontou que a habilidade linguística está associada a uma maior variedade de intenções comunicativas em ambos os grupos com correspondência linguística. No entanto, melhores funções executivas foram associadas a uma variedade mais ampla apenas entre as crianças TD mais jovens. Esses achados destacam a importância de considerar tanto a idade cronológica quanto a idade linguística ao avaliar o desenvolvimento comunicativo infantil, especialmente em crianças com DI ou AGD, e a influência das funções executivas no desenvolvimento da comunicação.
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