Intervenções Parentais no Autismo: Uma Revisão Sistemática Promissora

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) manifesta-se através de uma variedade de padrões na comunicação social e comportamentos repetitivos. Para mitigar os impactos negativos do TEA e aprimorar o funcionamento geral dos indivíduos afetados, diversas intervenções têm sido desenvolvidas. Recentemente, as intervenções mediadas pelos pais têm ganhado destaque como uma abordagem promissora.

Uma revisão sistemática com meta-análise está sendo conduzida para avaliar a eficácia das intervenções mediadas pelos pais em crianças com TEA. O objetivo principal é sintetizar as evidências atuais sobre os efeitos, tanto positivos quanto adversos, dessas intervenções, considerando tanto as crianças quanto seus pais. A pesquisa incluirá ensaios clínicos randomizados que comparam intervenções mediadas pelos pais com cuidados usuais, listas de espera ou ausência de tratamento.

A revisão analisará dados de diversas fontes, incluindo Cochrane Central Register of Controlled Trials (CENTRAL), MEDLINE, EMBASE, LILACS, PsycInfo e Science Citation Index Expanded (SCI-EXPANDED). Os resultados primários avaliados serão a severidade dos sintomas do autismo, medidos pela Autism Diagnostic Observation Schedule. Resultados secundários incluirão funcionamento adaptativo, efeitos adversos, linguagem infantil, qualidade de vida da criança e dos pais, e estresse parental. Através de meta-análises e Trial Sequential Analysis, o estudo busca fornecer informações valiosas para clínicos e pais sobre as intervenções mais eficazes para crianças com TEA, contribuindo para uma melhor compreensão e manejo do transtorno.

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