A pandemia de COVID-19 trouxe desafios inesperados para diversas áreas, incluindo a avaliação diagnóstica de transtornos do neurodesenvolvimento. Uma pesquisa recente investigou se o uso de máscaras durante a aplicação do Autism Diagnostic Observation Schedule, Second Edition (ADOS-2), um dos instrumentos mais utilizados para diagnosticar autismo, poderia ter afetado os resultados em crianças pequenas.
O estudo comparou os resultados do ADOS-2 de crianças avaliadas antes e durante a pandemia. Surpreendentemente, os resultados indicaram que o uso de máscaras teve um impacto limitado nas pontuações do algoritmo do ADOS-2. Apesar da hipótese de que as máscaras poderiam dificultar a interação entre o examinador e a criança, a análise revelou que as pontuações permaneceram consistentes em grande parte.
Uma análise mais detalhada identificou um efeito significativo em apenas dois dos 20 itens avaliados: prazer compartilhado e atenção conjunta. As crianças avaliadas durante a pandemia apresentaram pontuações mais atípicas nesses itens em comparação com o grupo pré-pandemia. No entanto, a resiliência geral do ADOS-2 ao efeito do uso de máscaras demonstra a robustez da ferramenta diagnóstica e sua capacidade de capturar uma variedade de comportamentos sociais, comunicativos e repetitivos, mesmo em condições atípicas. Este estudo sugere que o ADOS-2 continua sendo uma ferramenta valiosa para o diagnóstico de autismo, mesmo em circunstâncias desafiadoras.
Origem: Link