Autismo e Função Executiva em Crianças: Um Estudo na China

Um estudo recente investigou a relação entre o diagnóstico de autismo e o desempenho em testes de função executiva aplicados via iPad em crianças chinesas em idade pré-escolar. A pesquisa, publicada no Journal of Autism and Developmental Disorders, comparou o desempenho de 21 crianças autistas com o de 28 crianças neurotípicas, todas com idades entre 3 e 6 anos.

Os participantes foram avaliados em diferentes aspectos da função executiva, incluindo memória de trabalho visuoespacial, controle inibitório e flexibilidade cognitiva. Para isso, foi utilizada a ferramenta Early Years Toolbox, que permite a aplicação de testes padronizados de forma interativa e adaptada para a faixa etária. A função executiva é um conjunto de habilidades cognitivas essenciais para o planejamento, organização, resolução de problemas e adaptação a novas situações. Dificuldades nessas áreas podem impactar significativamente o desenvolvimento e o aprendizado de crianças com autismo.

Os resultados do estudo indicaram que crianças autistas apresentaram desempenho inferior em todos os testes de função executiva em comparação com o grupo neurotípico. Especificamente, o autismo foi um fator preditivo de menor desempenho em memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva. Essa pesquisa reforça a compreensão das dificuldades enfrentadas por crianças autistas em relação às habilidades de função executiva, o que pode auxiliar no desenvolvimento de intervenções e estratégias de apoio mais eficazes para promover seu desenvolvimento cognitivo e social.

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