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A avaliação da força muscular em crianças e adolescentes é crucial para comparar indivíduos saudáveis e aqueles com alguma condição de saúde, estabelecer metas de recuperação, acompanhar os resultados de intervenções e a evolução ao longo do tempo devido a problemas de saúde, bem como monitorar a progressão da carga e o nível de treinamento. O Teste do Esfigmomanômetro Modificado (TEM) é uma técnica utilizada para medir a força muscular isométrica nessa faixa etária. Um estudo revisou a literatura para reunir e sintetizar estudos que utilizaram o TEM para medir a força muscular de crianças e adolescentes, identificando os grupos musculares, as propriedades de medição investigadas e os protocolos aplicados.
A pesquisa bibliográfica foi realizada em bancos de dados como MEDLINE, Embase, PEDro, SciELO e LILACS. Foram selecionados estudos originais, revisados por pares, publicados até setembro de 2021, que avaliaram a força muscular isométrica usando o TEM em crianças e adolescentes de 0 a 19 anos. Foram identificados 1.610 estudos, e 17 foram considerados elegíveis. Destes, 12 estudos (70,6%) foram conduzidos com uma população mista e cinco (29,4%) apenas com crianças e adolescentes. Os grupos musculares mais avaliados foram os adutores do quadril (47,5%) e a força de preensão manual (29,4%), com predominância do esfigmomanômetro não adaptado (47,1%) e pré-insuflação de 20 mmHg (47,1%). Apenas seis estudos (35,3%) avaliaram as propriedades de medição do TEM. Em conclusão, observa-se a escassez de estudos direcionados à população pediátrica, o que dificulta a padronização da aplicação do TEM na prática clínica, apesar de sua fácil acessibilidade e manuseio.
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