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Um estudo comparativo analisou as práticas de leitura em duas disciplinas do primeiro ano do ensino médio argentino: Práticas da Linguagem (PL) e Ciências Sociais (CS). Foram gravadas oito aulas, quatro de cada disciplina, para posterior análise. As observações foram categorizadas com base em teorias existentes, permitindo a identificação dos tipos e funções da leitura, além das estratégias pedagógicas empregadas. A pesquisa revelou diferenças significativas entre as abordagens em cada disciplina.
Em PL, a leitura como atividade regular em sala de aula foi mais frequente, utilizando-se uma variedade maior de estratégias. A leitura coletiva e a leitura mental foram predominantes. Em CS, por outro lado, a leitura feita pela professora, com comentários subsequentes, foi o método mais utilizado. Os resultados destacam a importância das intervenções docentes na promoção da leitura, considerando as especificidades de cada disciplina e os desafios inerentes ao ensino da leitura. A pesquisa sugere que diferentes abordagens pedagógicas são necessárias para otimizar o processo de leitura em diferentes contextos escolares.
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