“Impacto do Programa PROMOVE-Professores em Práticas Educativas e Comportamento Infantil”

Um estudo recente investigou os efeitos do programa PROMOVE-Professores, uma intervenção focada em Habilidades Sociais Educativas (HSE), em professores do Ensino Fundamental I de escolas públicas. A pesquisa analisou o impacto do programa nas práticas educativas dos professores, buscando identificar a promoção de práticas positivas e a redução de práticas negativas. Além disso, avaliou a generalização dos efeitos para o comportamento infantil, observando a promoção de habilidades sociais e a redução de problemas de comportamento, tanto na perspectiva dos professores quanto dos pais.

O estudo utilizou um delineamento experimental com grupo experimental (GE) e grupo controle (GC). Oito professores participaram do GE, e a avaliação incluiu 13 crianças e seus pais ou responsáveis legais. Foram utilizados instrumentos padronizados para avaliar as práticas educativas dos professores e o comportamento das crianças. Os resultados mostraram um aumento significativo nas habilidades sociais educativas dos professores do GE e uma redução em suas práticas negativas. Concomitantemente, observou-se uma diminuição nos problemas de comportamento infantil relatados tanto pelos professores quanto pelos pais das crianças do GE. As análises estatísticas, realizadas com testes não paramétricos devido à não normalidade da amostra, confirmaram a eficácia do programa PROMOVE-Professores na promoção de práticas educativas positivas e na melhoria do comportamento infantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima