“A Importância do Aconselhamento de Carreira na Maturidade para Escolha Profissional”

Um estudo recente investigou o impacto do aconselhamento de carreira na maturidade para a escolha profissional de estudantes do terceiro ano do ensino médio. A pesquisa, que utilizou a Teoria Life-Span/Life Space (LSA), considerou que a maturidade para a escolha profissional é um processo complexo, muitas vezes marcado por dúvidas e incertezas. A LSA postula que assumimos diferentes papéis ao longo da vida, impactando diretamente na construção da identidade vocacional. O aconselhamento, portanto, surge como ferramenta fundamental para auxiliar jovens nesse processo de tomada de decisão.

A pesquisa envolveu 130 estudantes de escolas públicas e privadas, sendo a maioria do sexo feminino (70%), com idades entre 16 e 18 anos. O estudo utilizou um desenho pré e pós-intervenção, com aconselhamento oferecido individualmente ou em grupo. Foram aplicados a Escala de Maturidade para Escolha Profissional (EMEP) e um questionário sobre a percepção das intervenções. As análises estatísticas revelaram uma melhora significativa na maturidade para escolha profissional após a intervenção, com redução do impacto de variáveis sociodemográficas. Especificamente, observaram-se mudanças positivas nas dimensões da maturidade, como determinação, conhecimento da realidade, autoconhecimento, responsabilidade e independência. Os resultados sugerem a necessidade de pesquisas futuras que expandam o estudo para outras faixas etárias e séries escolares, além do ensino médio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima