“Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho Remoto para Professores: Construção e Validação”

Uma pesquisa recente desenvolveu e apresentou evidências de validade inicial para a Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho Remoto para Professores (TRWCAS). A hipótese era que o instrumento incluiria fatores relacionados à organização do trabalho, condições de trabalho e relações socioprofissionais. Um total de 15.176 professores participaram, respondendo a um questionário autoaplicado. A amostra foi dividida aleatoriamente em dois grupos (amostra 1 e amostra 2). O questionário incluiu a TRWCAS, o Questionário de Auto-Relato-20 (SRQ-20) e variáveis demográficas.

Foram realizadas Análise Fatorial Exploratória (AFE) na amostra 1 e Análise Fatorial Confirmatória (AFC) na amostra 2. Uma solução inicial de três fatores foi encontrada, explicando 55,8% da variância total. O modelo na AFC mostrou índices de ajuste adequados (RMSEA = .067, IC 90%: .066 – .068, SRMR = .052, CFI = .985, TLI = .984). Evidências de validade externa foram obtidas com base na correlação da medida com transtornos mentais comuns. A pesquisa contribui para a compreensão das condições de trabalho dos professores em contextos remotos, fornecendo uma ferramenta para avaliar esses aspectos cruciais da saúde e bem-estar profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima