“Força de Caráter e Maturidade para a Escolha Profissional no Ensino Médio Integrado”

Um estudo recente investigou a influência das forças de caráter na maturidade para a escolha profissional de estudantes do ensino médio integrado. A pesquisa envolveu 350 alunos, sendo 204 de uma escola pública e 126 de uma escola particular, com idades entre 14 e 20 anos. Foram utilizados a Escala de Forças de Caráter e a Escala de Maturidade para a Escolha Profissional para a coleta de dados. Os resultados apontaram diferenças entre os gêneros em relação aos fatores determinação, responsabilidade e independência, e entre as instituições públicas e privadas em relação à independência e ao conhecimento da realidade.

A pesquisa constatou uma correlação não linear e uma relação de dependência entre as variáveis estudadas. A existência dessa relação sugere que as forças de caráter podem impactar significativamente o desenvolvimento da maturidade profissional nesses estudantes. Uma sugestão para pesquisas futuras seria investigar o comportamento dessas variáveis em alunos do primeiro e dos últimos anos do ensino médio integrado, permitindo uma análise longitudinal do processo de desenvolvimento da maturidade profissional e da influência das forças de caráter nesse contexto.

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