“Resiliência, Bem-Estar e Fatores de Risco em Universitários”

Um estudo recente investigou a relação entre resiliência, bem-estar subjetivo e fatores de risco e proteção em estudantes universitários. A pesquisa, realizada com 412 estudantes, utilizou questionários para avaliar diferentes aspectos, incluindo dados sociodemográficos, bem-estar subjetivo (utilizando a Escala de Bem-Estar Subjetivo Escolar – EBESE), resiliência (através da Escala de Resiliência de Wagnild e Young) e fatores de risco e proteção no ambiente universitário. Os resultados apontaram correlações interessantes entre diversas variáveis.

Entre as correlações encontradas, destacam-se as relações entre o relacionamento com professores e a satisfação com o curso e afetos positivos na universidade (r² = 0,34), e a satisfação com a universidade (r² = 0,25). A resolução de ações e valores também apresentou correlação com afetos positivos na universidade (r² = 0,32) e com a satisfação com o desempenho acadêmico e administração do tempo (r² = 0,27). Esses achados sugerem que o ambiente universitário, e especificamente a qualidade da relação entre docentes e discentes, desempenha um papel significativo na experiência e bem-estar dos estudantes, impactando diretamente sua satisfação com o curso e suas perspectivas futuras.

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